Como transformar uma sacada comum em uma varanda gourmet


Você tem vontade de transformar sua sacada em uma bela varanda gourmet?

Houve um tempo que era comum que diversos apartamentos tinham a sacada deixada de lado como apenas um espaço a mais. Mas hoje em dia quem mora em apartamentos e casas sabe bem que o espaço diminuiu e está cada vez mais compacto devido a viabilidade econômica dos empreendimentos.

A personalização do ambiente está cada vez mais difícil e há ainda menos possibilidade de uma área ampla dentro dos imóveis. Lugares que proporcionam um churrasco ou uma mesa para um bate papo nem sempre estão disponíveis, na maioria das vezes em apartamentos.

Pensando nesse espaço vago, à primeira vista não tão aproveitável, com recursos e mudanças específicas pode tornar-se um espaço gourmet agradável e digno de revista para trazer amigos e familiares a uma socialização confortável e ainda garantir uma extensão do ambiente próximo, como uma cozinha que esteja vinculada a sacada do seu lar.

Continue lendo para aprender a tornar sua sacada comum em um ponto de encontro totalmente gourmet.

Turbine com uma churrasqueira

Para você que gosta de churrasco e quer um espaço para reunir a família e alguns amigos vale a pena investir em uma churrasqueira com espetos giratórios. Além da socialização, acaba sendo um prazer assar uma comida enquanto conversa com as pessoas e elas aproveitam para comer.

Existem diversos modelos, entre eles os que são construídos de tijolo e concreto com um design forjado e com a possibilidade de conter até um forno para pizza que trará momentos de diversão e lazer.


Tenha móveis que socializam

A praticidade e a manutenção fácil serão seus aliados na varanda, principalmente se ela for aberta, dessa forma pense em mesas e cadeiras com superfícies que facilitam a limpeza.

Se a sacada for integrada com a sala, a decoração deve seguir a mesma linha, assim como se integrar na cozinha. Caso sejam separadas você pode modificar da forma que achar interessante.

Fique atento ao tamanho da sua varanda gourmet, pois sacadas pequenas precisam de banquetas que ocupam pouco espaço para não impedir a circulação de pessoas e ainda podem ser posicionadas onde preferir para reuniões ou conversas.

Para varandas amplas as mesas podem ser maiores e os sofás podem ser incluídos para destacar a decoração, coloque-os em alinhamento para que todos os convidados possam conversar sem ficar de fora, inclusive quem cuida da preparação da refeição.

Tenha uma decoração digna

Com o intuito de ter um espaço gourmet e ser palco de celebrações, tenha em mente o charme que o ambiente pode passar, incluindo uma decoração temática e muito agradável. Caso seja uma cozinha, pense em usar azulejos ou pisos na parede que remetem ao tema e sejam fáceis de limpar para não acumular gordura.

Nesse sentido, os quadros podem deixar o ambiente moderno e estiloso sem ocupar muito espaço, pois exigem um baixo investimento e possuem diversos modelos que te agradam. Os painéis de neon também podem transformar a decoração da varanda e são uma ótima tendência para usar.

Para trazer um ar de naturalidade, as plantas podem contribuir com um cheiro romântico e dar mais cor viva para a socialização das pessoas. Além disso, os eletrodomésticos modernos podem incrementar muito a decoração com seus tons e cores diferentes com uma utilidade real.


Priorize o necessário

Em muitos casos você não terá todo o espaço necessário para equipar com todos os móveis e eletros, nesse caso priorize o que é importante para o seu ambiente. Pense em uma extensão de uma sala de estar, uma cozinha para preparar algo diferente enquanto conversa ou até um espaço gostoso para descanso e bate papo da tarde para acomodar os convidados.

Se a sacada não permitir explorar tudo por completo, opte por móveis reduzidos, como por exemplo, um cooktop, uma adega e uma mesa de menor tamanho.

Varandas pequenas

Se você tem um espaço disponível pequeno, é essencial que você tenha uma bancada de pedra ou algum material de fácil limpeza, fuja de madeira ou mármore que são porosos e difíceis de limpar.

Se você já pensou na churrasqueira, deixe-a próxima para facilitar o uso e tenha uma pia pequena para não tomar muito espaço. Nada mais útil do que também acrescentar armários, que podem ser suspensos ou embaixo da bancada, como preferir.



Para as paredes faça com revestimentos simples para minimizar o acúmulo de sujeira. O mesmo vale para o piso, usando porcelanato ou cerâmica com bordas retas com tons escuros.

Avalie pontos principais para construir

Para uma varanda gourmet de estilo e funcional você precisará se atentar a outros pontos que influenciam na construção.

Será necessário, em muitos momentos, puxar pontos de elétrica e hidráulica para construir uma infraestrutura que suporte o espaço, quebrar e reconstruir paredes que encaixam o estilo proposto, assentar pisos e instalar muitas outras coisas que formarão a varanda e deixarão tudo integrado e preparado para receber os convidados quando marcar.

É ideal que um profissional faça a avaliação e transforme sua sacada em uma varanda gourmet com segurança e tranquilidade. E a Iluvia está preparada para te atender com um orçamento preciso e um trabalho de qualidade que garante sua obra no prazo com as condições técnicas legais para não haver nenhum problema.


Que tal uma varanda gourmet? Faça um orçamento por aqui.