Internet das coisas (IoT): Como a tecnologia pode deixar o ambiente mais inteligente.


Um ambiente inteligente deixou de ser sonho para muitos no país e acabou tornando-se uma possibilidade real para facilitar a vida das pessoas proporcionando segurança, conforto e economia em vários aspectos no dia-a-dia, sejam em residências ou empresas.


Essa ideia de ter um ambiente tecnológico surgiu com a IoT (Internet das coisas), por meio de vários dispositivos que se conectam entre si através da internet para formar uma rede de troca de dados que realiza atividades importantes sem precisar de tanto esforço das pessoas. Sendo assim, os usuários podem controlar os equipamentos e identificar novas formas de gerenciá-los para facilitar o uso.


Será possível, à distância, acender luzes, travar e destravar as portas, permitir a entrada de pessoas, controlar umidade e temperatura, monitorar locais e etc.

Entretanto, para fazer isso, é necessário pensar na instalação dessas tecnologias na construção inicial do prédio ou adaptação de um existente à automação dos equipamentos através da conexão para aplicar as tecnologias de acordo com a necessidade.



Vamos entender algumas vantagens e como isso funciona para, de fato, deixar seu ambiente mais inteligente por meio da tecnologia.


O que você deve pensar antes de deixar o ambiente inteligente


Já que falamos sobre a construção desses ambientes, não podemos instalar os equipamentos de forma aleatória. Quando a construção é feita do zero torna-se mais fácil, visto que é possível acompanhar a evolução da tecnologia desde o início de toda a obra. Isso deve-se à necessidade de pensar em cada detalhe desde a construção às conexões.


Mas ao tratarmos de uma construção que já existe, precisamos adaptá-la para receber as tecnologias de automação, verificando se a estrutura comporta os equipamentos para que não atrapalhe na instalação, se a rede elétrica é suficiente ou precisa de fios mais fortes e se as conexões estão funcionando corretamente sem nenhum obstáculo, pois é fundamental que sejam inteligentes e robustas.


Os passos são importantes para que tudo fique sempre conectado e forneça a melhor experiência possível no seu ambiente inteligente.



Quais benefícios você tem com um ambiente inteligente Um dos principais itens que chama a atenção para um ambiente inteligente é a facilidade em poder acionar funções a distância e criar rotinas que os equipamentos podem seguir, como por exemplo, apagar a luz depois de um determinado tempo. Do mesmo modo, a tecnologia pode ajudar na economia de energia já que a programação aumenta a eficiência e permite uma análise do consumo dos equipamentos do local. A iluminação fica a sua disposição sem precisar acessar o interruptor quando precisar, proporcionando um controle sobre a intensidade e tonalidade das luzes para o ambiente estar preparado para sua atividade. Você pode conferir a importância e como a iluminação tem influência no seu bem estar clicando aqui [https://www.iluvia.com.br/post/ilumina%C3%A7%C3%A3o-e- bem-estar-andam-de-m%C3%A3os-dadas] E não deixamos de fora a segurança, os recursos proporcionam uma variedade de possibilidades de controle, mesmo não estando no ambiente, como o recebimento de alertas sobre movimentos no local através de sensores de movimentos, possibilitando o acesso do usuário para verificação e tomada das devidas providências. Também é eficaz no direcionamento da câmera para captar imagens no ponto certo. Bem como abrir ou fechar portas a distância ou presencialmente por biometria, senha ou acionamento remoto. Os sistemas incorporados em empreendimentos e indústrias trazem uma facilidade ao adotarem a tecnologia, como cabeamento estruturado para dados, voz e imagens, sistemas de áudio e vídeo, controle da iluminação e utilitários em geral que proporcionam uma melhora do clima do ambiente e eficácia na produção. Todos os pontos combinados trazem eficiência para sua vida, mas precisam ser pensados com calma e de forma detalhada. Como os aparelhos estão tornando os ambientes inteligentes Com o aprimoramento da internet várias comunicações ficaram melhores e mudaram a forma como interagimos com o ambiente. É o caso, por exemplo, das TVs Smart, possuindo uma série de novas funções e conexões que permitem interagir melhor e ter acesso a diversos canais de diálogo e plataformas de filmes. Um simples aparelho que virou um canal poderoso para facilitar a vida de qualquer pessoa, afinal, com um simples toque no controle você muda as configurações e acessa as funcionalidades.


Além disso, os celulares passaram a funcionar como controles para acionar muitos aparelhos, seja na sua empresa ou residência, acessando e ajustando os serviços que quiser no momento que estiver no ambiente.


Acrescentando-se os assistentes virtuais, inteligentes e dinâmicos, que podem ser acionados por comando de voz e, com isso, controlar várias tarefas que demandam mais tempo de você.


Com várias tecnologias disponíveis no mercado a produtividade dos funcionários e o bem estar das pessoas passam a serem favorecidos, e na medida que isso é interligado, menos barreiras serão encontradas no ambiente e mais foco terão para executar tarefas, como por exemplo, reuniões em telas maiores em um ambiente ventilado de forma correta transformando o ambiente em algo muito mais colaborativo e conectado.


Tecnologia aliada a um ambiente inteligente


Dessa forma você já sabe o quanto um ambiente inteligente é importante e cada vez mais possível na vida de todos. A tecnologia é uma ótima aliada quando falamos de agilidade, flexibilidade, produtividade, conforto, redução de custos e satisfação.


Aqui na Iluvia tratamos sua história como parte da nossa e elaboramos orçamentos e cronogramas com precisão.


Solicite um orçamento clicando aqui

CONTATO

Rua Carmem Miranda 342, São José dos Pinhais, Paraná, CEP 83050-160

(41) 3524-4040