top of page

Obras: A importância de precisão no cronograma e nos orçamentos


É muito comum vermos várias obras com atraso de entrega, custos extras no projeto e incontáveis imprevistos que afetam diretamente os envolvidos. Em muitos casos um cronograma de atividades falho e um orçamento ineficiente são motivos difíceis de lidar.


No segmento de obras não há espaço para imprevistos e gastos desnecessários de última hora. A precisão em cada detalhe é o que faz a diferença.


Entenda a importância dos orçamentos e cronogramas alinhados


Ter um orçamento preciso é uma das tarefas essenciais de uma obra, pois impacta diretamente na disponibilidade de recursos separados para a execução do projeto. Por isso é um pilar importante para que contratações e compras emergenciais sejam raras e apareçam somente em momentos inevitáveis.



Ao tratarmos do cronograma conseguimos planejar a frente. É uma ferramenta que irá identificar e quantificar os processos, tarefas e etapas de toda a obra até seu término de forma eficiente. O objetivo é que a entrega aconteça no prazo correto.


Com ele listamos as tarefas de forma organizada e priorizamos aquilo que é mais importante, estimando gastos e o tempo para ficar pronto.


Vamos entender a importância do orçamento e cronograma para a execução de obra com qualidade e segurança em todos os quesitos.


Por que ter um orçamento claro e preciso

● Eficiência e controle do projeto

Um orçamento bem feito serve de base para execução, pois nele estará detalhado a disponibilidade dos recursos, custos de equipamento e materiais para concretizar a obra. Além disso, proporciona maior clareza do que será usado e garante o cumprimento do contrato que assegura ambas as partes.

● Redução de custos desnecessários

Um orçamento preciso estima toda a cadeia de custo e minimiza gastos extraordinários.

● Organização financeira eficiente

Quando sabemos onde o dinheiro será gasto fica mais fácil organizar a obra, desde o início, para tomar os devidos cuidados que garantam que as tarefas seguirão sem interrupções.


O que o cronograma pode fazer pelo seu projeto

● Mudanças estratégicas

Entendendo o orçamento e com base no cronograma fica mais claro entender todos os processos e tomar decisões estratégicas assertivas baseadas nos dados descritos.

● Prioridades de tempo

Com todas as etapas definidas e dispostas no cronograma, a necessidade de priorizar determinadas tarefas, direcionar pessoas e realizar mudanças torna-se relativamente mais simples proporcionando maior produtividade na obra.



● Sem atrasos na entrega

Com a visão geral de tudo que será feito no projeto, dificilmente haverá surpresas que possam trazer riscos e deixar as atividades em estado de emergência para que atrase a entrega. Tudo será no prazo.

● Produtividade em alta

A produtividade será uma força incrível na construção ao tornar possível que a gestão identifique potenciais ações de risco e elaborem soluções que minimizem-nas e garantam eficiência do todo.


Todo esse alinhado traz realmente resultado?

Conforme vimos no decorrer do texto, um cronograma alinhado com um orçamento preciso traz vários benefícios para os envolvidos, tudo fica mais simples. O mal gerenciamento desses dois fatores podem gerar grandes consequências no projeto de cada cliente e tudo o que não podemos deixar acontecer é isso.


Os benefícios inclusos em cada etapa trazem uma segurança maior para o cliente quanto a relação de entrega no prazo certo, sem imprevistos.


É com planejamento eficiente, cronograma definido, orçamento correto e acompanhamento detalhado que a Iluvia Engenharia comprova qualidade na execução de obras. E, reforça a segurança de forma clara e transparente para que sua obra esteja conforme o esperado.

Solicite um orçamento clicando aqui.




bottom of page