Práticas para ter uma casa mais sustentável



Um ambiente sustentável se tornou cada vez mais uma realidade comum para o nosso planeta. Ser comprometido e colaborar com práticas para o meio ambiente é mais simples do que você imagina.


E você pode pensar que isso é uma tarefa cara e complicada demais de fazer, mas a boa notícia é que não é bem assim.


Com pequenas mudanças e iniciativas no dia a dia conseguimos ter uma casa muito mais sustentável, otimizando tanto recursos naturais quanto financeiros. Mas exige uma decisão, e se você tomar a sua, colherá os frutos de uma casa ecológica.


Há várias formas de tornar sua casa um ambiente ecológico e ainda poupar desperdícios excessivos, então confira agora algumas práticas incríveis que você pode começar a implementar no seu lar.


Mas, afinal, o que é uma casa sustentável?

O consumo sustentável está ligado a uma prática que traz o compromisso das pessoas em ter uma relação mais saudável com o meio ambiente, e nesse caso, a moradia é construída ou modificada para promover e garantir o bem-estar dos moradores.


Além de sair da rotina, uma casa sustentável envolve buscar novas alternativas econômicas que minimizem o uso desnecessário de recursos não renováveis. Mesmo que algumas ferramentas sejam mais caras, o impacto é sentido a longo prazo e compensa no final da conta.


Reutilização da água desperdiçada

Caso você more em uma casa, é possível aderir ao hábito de aproveitamento da chuva.


Com um sistema hídrico apropriado para essa captação você passa a ter duas fontes de água e não depende exclusivamente do serviço de distribuição comum. Isso quer dizer que você economiza na conta e tem uma maneira sustentável de utilizar o recurso natural.


Para tudo isso acontecer, basta instalar um sistema de captação por tubulação e calha para direcionar a reservatórios específicos que armazenam de forma apropriada.



Além disso, a água descartada durante o processo de lavagem da máquina pode ser usada para o mesmo objetivo.


Energia Solar para gerar eletricidade

A energia fotovoltaica pode ser sua aliada, geralmente instalada no telhado, o sistema abastece o local com eletricidade captada da energia solar, o que economiza no uso do sistema que fornece energia na região.


Aumente o tamanho das janelas

Tenha a preferência de aumentar as janelas para aproveitar ainda mais a luz natural e não precisar optar por acender as luzes durante o dia, o que ainda colabora para uma boa ventilação no ambiente. Isso ajudará a diminuir o valor da conta de energia elétrica e evitará o desperdício.


Luz natural de dia e LED de noite

Como de noite não há como usar as luzes naturais, use as lâmpadas de LED, pois possuem o menor consumo de energia, apesar de cara, mas trazem redução da conta a longo prazo e contribui para a sustentabilidade da casa.


Eletrodomésticos com selo A

Ao comprar eletrodomésticos para nossa residência, todos queremos eficiência e economia, então opte por aqueles aparelhos que possuem selo Procel nível A de consumo.


Eles trarão uma diferença financeira sem comparação a longo prazo com a contribuição do consumo.


Tenha plantas dentro de casa para deixar o ambiente verde

As plantas são ótimas aliadas quando tratamos de purificar o ar e trazer a natureza para mais perto de você, como as samambaias.


Elas absorvem o gás carbônico e liberam oxigênio, além das flores possuírem cheiros muito agradáveis para perfumar o local.


E caso prefira, cultive plantas medicinais e hortaliças orgânicas para ter uma alimentação mais saudável e qualidade de vida sem perder alimentos ou ingerir agrotóxicos.


Utilize o lixo orgânico para fazer adubo

Para reduzir a quantidade de lixo e não ter desperdícios, você pode transformar o lixo orgânico em adubo descartando restos e cascas de frutas, legumes e verduras, saquinho de chá e etc.


Posteriormente você utilizará na sua horta, plantas e jardim para fortalecê-las e aproveitar o material.


Faça a reciclagem dos lixos não orgânicos

Todos os resíduos podem ter um fim que ajudam o planeta, faça sua parte separando o lixo reciclável do orgânico. Se não houver a coleta seletiva no seu bairro, você pode levar para um local que colete esse tipo de lixo para não ter preocupações.



Muitos deles podem ser reaproveitados para criar novos objetos ou ainda serem arrumados, vendidos ou doados para quem precisa.


Em muitas reformas, praticamente todas as pessoas utilizam objetos vindos da madeira e requerem um olhar mais aguçado. Afinal, a matéria prima são as árvores e precisam ser preservadas ao máximo.


Então reflita na hora de fazer a sua reforma ou construir a casa do zero, procure móveis que foram feitos com madeira reciclada, materiais alternativos, sustentáveis e tecnologias que ajudem a diminuir o impacto ecológico.


Faça da sua casa um lugar sustentável


Agora você já sabe muitas práticas fáceis para colocar em dia e auxiliar na manutenção de uma casa mais sustentável. Mude sua rotina e faça o planejamento para colaborar com o meio ambiente.


E não é só isso, além de ajudar o planeta, em muitos casos você economiza dinheiro em vários aspectos, como no caso da reutilização da água. Modificar nossas ações precisa começar dentro de casa, começando pelo seu projeto.


Atitudes como essas, unidas por inúmeras casas, são capazes de fazer uma grande diferença na saúde do lugar onde moramos e na qualidade de vida que temos.


Quer fazer uma reforma ou construir uma casa sustentável?


A Iluvia é preparada para atender às suas necessidades com segurança e responsabilidade na entrega seguindo a precisão do cronograma.


Faça seu orçamento clicando aqui.