Quarto montessoriano: tendência para quartos infantis


O quarto montessoriano é um conceito de quarto infantil que visa oferecer mais autonomia e liberdade para as crianças através de diferentes estímulos.

O conceito tem origem na abordagem desenvolvida pela pedagoga Maria Montessori, cujo objetivo é estimular o crescimento dos pequenos, possibilitando que eles tenham independência o mais cedo possível.

Conheça as principais características dos quartos montessorianos:


1. Cama casinha


A cama casinha ou “cama montessoriana” é ideal para pais que desejam dar mais liberdade de movimento para os pequenos. Além disso, a cama com altura próxima ao chão pode evitar acidentes como quedas de grandes alturas, como acontece com as camas convencionais.


Uma das preocupações dos pais em relação à cama próxima ao chão é em relação ao frio. A solução é simples: usar um tapete quentinho em baixo da cama em dias com baixa temperatura. Manter um tapete fofinho junto a cama também garante um maior amortecimento em caso de pequenas quedas.


Colchão no chão? Por que não?


Há também a charmosa opção de colocar um colchão no chão fazer deste espaço uma aconchegante caminha montessoriana. Veja só as ideias que selecionamos para você:






2. Cores neutras


Tudo em um quarto montessoriano é pensado para promover maior bem-estar e um melhor desenvolvimento das crianças. A escolha dos móveis, a disposição dos brinquedos e até mesmo as cores usadas têm um porquê.


Optar por cores neutras é sempre uma forma certeira de garantir um ambiente de aconchego e tranquilidade. Há estudos que apontam que quartos com cores neutras facilitam o sono dos bebês e o mantém mais calmos ao longo do dia.



1. Tudo à altura das mãos


Um dos princípios montessorianos é que tudo deve estar à altura das mãos das crianças, pois assim eles conseguem ganhar autonomia e segurança para agir e tomar decisões. Os móveis montessorianos transmitem exatamente esta ideia. Os brinquedos, os livros, as roupas... Tudo na palma da mão!


No universo de Montessori a “curiosidade é um impulso para aprender” e todo o espaço doméstico é propício para o aprendizado e desenvolvimento infantil.


1. Menos é mais


Um dos conceitos mais característicos dos quartos montessorianos é o uso de itens que realmente importam. Nada de excessos, de muito estímulos, de espaços mal aproveitados. Quando projetamos quartos neste estilo fazemos questão de aproveitar muito bem os espaços pensando naqueles que mais irão conviver naquele espaço: as crianças.



Para finalizar, gostaríamos de compartilhar esta frase da pedagoga Maria Montessori: “a verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação.”


Que nós, da Iluvia Engenharia, possamos promover uma educação mais plena através de nossos projetos.

Solicite o seu orçamento clicando aqui.