Telhas ecológicas: dicas para usar na sua construção


Você já ouviu falar ou conhece as telhas ecológicas?


Apesar de um recurso novo, elas podem ser uma excelente opção e se destacarem na sua construção. Esse material consegue ser bonito, inovador, resistente e durar por muito tempo na sua residência. Tem combinação mais favorável?


Acontece que as telhas ecológicas podem ser utilizadas em qualquer tipo de telhado, sendo fabricadas com fibras naturais ou com materiais reciclados, e ainda são sustentáveis e extremamente econômicas para o seu bolso.


A fabricação dessas telhas podem utilizar os mais diversos materiais ecologicamente sustentáveis com recursos e proposta diferentes.


Então fique até o final para conhecer quais os tipos e o que você deve se atentar para usar na sua construção.


Embalagens Cartonadas

São normalmente utilizadas em projetos que trazem a sustentabilidade na arquitetura, tendo em sua composição alumínio, garrafas PET, polietileno e polinylon.


Fibras vegetais

Para reduzir o impacto do meio ambiente, essa telha utiliza fibras de madeiras ou fibras naturais na sua composição, usando pigmentação para mudar suas cores e uma camada de resina protetora. Sendo até mais leve que o convencional.



Plástico Reciclado

Essas telhas são uma boa opção no mercado ao serem feitas de plástico reciclado, muitas vezes doado por empresas ou comprados em cooperativas.


O que você ganha usando essas telhas

As telhas ecológicas possuem inúmeros benefícios que fazem delas uma excelente opção na hora de escolher usar na sua construção.


Por se tratarem de recursos naturais, elas possuem uma leveza muito maior que a convencional, o que permite uma facilidade no manuseio, tendo a possibilidade de reduzir o uso da quantidade de madeira ou estrutura que é utilizada para a cobertura.


Apesar das diferenças, ela proporciona uma proteção dos raios UV e baixa transmissão da temperatura, ajudando a reduzir o calor no ambiente. Também traz consigo a resistência e durabilidade que prolonga a vida útil da telha.


E não poderia deixar de ser benéfica ao não acumularem mofo ou fungos, proporcionando um ambiente mais saudável com fácil limpeza e manutenção.


O que você deve levar em conta na utilização


Verifique as especificações do seu telhado

Para evitar problemas futuros e ter um telhado de qualidade, você deve prestar atenção às especificações técnicas do seu telhado, principalmente quando se trata de estrutura, sempre seguindo aquilo que o fabricante recomenda.


Em coberturas com telhas ecológicas onduladas você precisará utilizar ripões com distâncias específicas. Sendo assim, para cada tipo você deve entender como usar a estrutura.


Saiba qual é a inclinação correta

Para evitar que a instalação das telhas ecológicas apresentem problemas e fiquem protegidas contra variações das condições climáticas, você precisa saber a inclinação ideal que a telha precisa ficar.


Normalmente é em torno de 27%, mas lembre-se de nunca instalar com menos de 18%. Via de regra, consulte um especialista no assunto.


Siga rigorosamente o sentido de montagem

Para ter durabilidade e segurança você deve entender em que parte a primeira telha deve ser instalada e como ficará o alinhamento para prosseguir com a distribuição do restante delas conforme o sentido da montagem. Caso ainda tenha vento, você pode sobrepô-las no sentido contrário.


Faça cortes específicos e corretos das telhas

Para garantir um acabamento ou encaixe perfeito, você precisará fazer alguns cortes específicos, e para isso, é essencial seguir os procedimentos básicos, utilizando os materiais corretos para que não tenha problemas com durabilidade ou rachaduras na telha.


Faça uma boa ancoragem e fixe as telhas corretamente

Como as telhas ecológicas normalmente são mais leves do que as outras, é importante que você faça a ancoragem do telhado na estrutura da construção.


Afinal, você não quer ver vazamentos e nem uma telha desprendendo em casos de ventos mais fortes ou danos já causados pela má colocação.


Deixe-as ancoradas na estrutura e fixadas nas madeiras para evitar problemas futuros.


Comece a usar na sua construção

Como você pode ver, as telhas ecológicas são uma solução prática e muito eficaz com um excelente visual. Para garantir a boa instalação, tome os cuidados necessários e contrate um especialista que desenvolva o seu projeto baseando-se nelas ou refaça a estrutura da cobertura para receber esse tipo de telha.


Optar por uma telha ecológica é dizer sim a uma solução econômica e sustentável nas suas construções e colaborar para o meio ambiente sanando suas necessidades.


O futuro está nos seus olhos e a Iluvia está preparada para proporcionar uma experiência incrível e assertividade no orçamento do seu projeto.


Solicite um orçamento.