top of page

O passo a passo de como começar a planejar a reforma da sua casa.



Aqueles que possuem imóvel em algum momento da vida precisarão fazer uma reforma para resolver problemas estruturais, pintar novamente e deixar no estilo que preferir.

Normalmente as pessoas associam isso a estresse e a um gasto absurdo com tantas coisas. Mas ela não precisa ser esse monstro que pensam logo no começo ao citar alguma mudança no imóvel.

Uma reforma de sucesso exige um investimento de tempo e dinheiro, além de organizar tudo para que nada saia de forma inesperada com imprevistos que não imaginamos. A otimização se faz necessária e traz consigo o controle da obra para evitar riscos desnecessários no meio do processo, atrasos e desperdícios gerais.

Não podemos negar que a falta de planejamento é um dos principais motivos que levam as pessoas a desistirem de fazer a reforma ou gastarem muito mais do que precisavam.

Pensando nisso, vamos entender alguns passos importantes para realizar um planejamento infalível da sua reforma e garantir um ambiente gostoso para viver.

Tenha claro o objetivo da reforma

Para começar você precisa ter claro qual é o objetivo da reforma para definir quais são as prioridades e como seu orçamento pode encaixar no que deseja. Por exemplo, se toda a parte estética da residência está ótima, mas há partes da estrutura que precisam de melhorias ou reparos, seu foco precisa ser em resolver essas demandas que são mais urgentes.





Se tiver condições, contrate alguém para planejar e organizar a reforma para garantir que tudo esteja de acordo com quem já possui mais experiência do que você.

Tenha seu custo detalhado

Para não haver nenhum contratempo e a sua reforma seja um sucesso, o ideal é que você detalhe em um papel todo o custo de materiais, mão de obra, possíveis alterações e quanto tudo isso vai custar para que não ultrapasse o teto de gastos.

Tenha em mente entrar em contato com a mão de obra, como eletricista, pintor, pedreiro, para ter um orçamento do seu objetivo, um prazo e auxílio de quais materiais serão necessários naquele momento.

Estipule um limite de gastos

Tudo o que você não quer são desperdícios, despesas adicionais e imprevistas e prejuízos que comprometam seu orçamento já pensado, não é mesmo?

Avalie suas condições e tenha um limite máximo de investimento na obra para seguir e não ultrapassar demais. Atente-se a incluir até 10% do valor a mais, pois sempre pode acontecer um imprevisto que o limite pode não dar conta, sendo assim, esse adicional pode cobrir e assegurar que nada ocorra de forma totalmente inesperada.

Pense em avaliar as opções de compra em outras lojas e em sites na internet para que encaixe no seu orçamento. Verifique a garantia dos produtos, qualidade, prazo de entrega e quantidade que precisa para ter uma margem de segurança mínima nas compras e minimizar os riscos de atraso na reforma.

Elabore uma planilha de controle

A forma mais completa de manter tudo sob controle é possuir uma planilha de controle da reforma. Ela irá permitir conduzir todas as etapas previstas e manter a noção das despesas que serão necessárias.

Mas deixe tudo claro antes mesmo da obra começar, pois ela servirá de mapa para te guiar entre as compras de insumos, contratação de profissionais e toda a execução do projeto.

Tenha em mente as prioridades

Com tudo isso você deve estabelecer prioridades no papel. Em muitos casos, dependendo do orçamento, não será possível reformar tudo que queremos de uma vez, sendo assim, você precisará identificar quais os espaços e itens em que a reforma tem mais urgência para começar por eles.

Tenha cuidado com algo importante, saiba quais atividades podem comprometer ou influenciar diretamente o funcionamento de outras que são importantes, com isso você determina quais serão as sequências das atividades elencadas por urgência e prioridade.

Converse com os profissionais e deixe claro como serão as tarefas e lembre de ter um prazo para cada uma, assim você consegue organizar momentos de trabalho de outras equipes e chegada de cada material para seu uso imediato.

Contrate profissionais adequados

Falando em profissionais, a contratação de pessoas certas é fundamental para que dê tudo certo, afinal, você não quer ter problemas com pessoas que fizeram um serviço rápido e mal feito. Isso pode influenciar todo o resto do projeto caso precise refazer.

Ao fazer reformas mais simples, como pintura, não há necessidade de profissionais capacitados. Entretanto, para reformas mais complexas, como retirar ou mudar paredes, você precisará contratar engenheiros especializados que saibam o que é necessário para que essa ação aconteça sem prejudicar toda a estrutura.

Não esqueça de se assegurar com bons contratos entre ambas as partes para formalizar os acordos da reforma. Sua segurança legal depende disso caso ocorra alguma coisa não prevista e precise acionar a justiça.

Elabore e acompanhe o cronograma

Para não perder o controle de tudo que acontece e o tempo de cada coisa, a forma mais simples e também eficaz é elaborar um cronograma em formato de checklist com a descrição de todas as tarefas, processos, compras e demais itens para monitorar e ficar por dentro de tudo.

Se preferir, divida tudo em tarefas chaves, como por exemplo, momento da compra dos materiais, definição da entrega e chegada de cada um e verificação de lojas e preços mais acessíveis.







Isso te garante agilidade e menos imprevistos.

Para finalizar

Apesar de todos esses passos, ainda há chances de alguma coisa dar errado e haver atraso na reforma por falhas desnecessárias. O comprometimento do projeto depende de vários fatores que, em certos momentos, você não poderá controlar, mas sim prever. Por isso, é importante planejar e detalhar cada item da reforma da sua casa para garantir a melhor taxa de sucesso possível.


Uma alternativa precisa é a contratação de uma empresa especializada em engenharia para organizar e executar sua obra. Nós da Iluvia temos mais de 200 obras entregues. Nossa metodologia de orçamentos é pautada na precisão e nos detalhamentos com o objetivo de garantir

o sucesso e a tranquilidade da sua reforma.


Entre em contato conosco e solicite um orçamento clicando aqui.




bottom of page